Tiradentes é uma das cidades históricas mais famosinhas de Minas Gerais. E para quem adora Minas e adora passear por nossas cidades aqui você vai encontrar dicas sobre onde ficar, onde comer e quando ir.

Nós amamos Ouro Preto, mas devo dizer que Tiradentes ganhou uma boa parte do status de nossa cidade preferida em Minas Gerais.

Estivemos lá em janeiro de 2021. Havia algumas restrições devido a pandemia do Covid, mas nada que deixasse nosso passeio ruim. Pelo contrário, o fato da cidade estar bem vazia foi algo que adoramos.

A cidade é bem legal porque atende a todos os gostos. Se o turista gosta de trilha, ecoturismo, tem muitas coisas para fazer, se gosta de passear pelas ruas da cidade, é o lugar certo, se gosta de experimentar as comidas típicas, a gastronomia é fantástica, e se gosta de fazer compras vai achar um máximo todas as lojinhas e diversidade de coisas para comprar.

Você pode ver todo o este post ou acessar pelos links:

Tiradentes: Quando ir

Tiradentes é uma cidade para visitar o ano todo. Apesar de ser pequena, com cerca de 8000 habitantes somente, oferece uma estrutura fantástica para o turista. São muitas pousadas, hotéis, restaurantes e opções de passeios. Tudo isso com todos os tipos de preço.

Durante todo o ano o clima é bem agradável, variando entre 11 e 29°C, o que favorece bastante o turismo.

Se você puder escolher o período para ir a Tiradentes, evite férias escolares e feriados. A cidade recebe muitos turistas o ano todo, porém, nestes períodos fica lotada. São milhares de pessoas circulando pelas ruas, os restaurantes ficam cheios e as lojas apinhadas.

Se você gosta mais de sossego, pode ser que não vá aproveitar tanto o passeio.

Tiradentes: Onde ficar

Como já disse ali em cima Tiradentes é uma cidade bem pequena, mesmo assim oferece milhares de opções para hospedagem. No entanto, dependendo da forma como você for seria bom planejar bem o lugar para ficar.

Isso porque as hospedagens ficam espalhadas por todos os espaços da cidade, desde áreas bem próximas do centro histórico até áreas mais rurais ou no caminho para outros lugares, como São João Del Rei, Bichinho, Santa Cruz de Minas, Prados, entre outros.

Então se você for de ônibus para Tiradentes é melhor ficar em algum lugar no Centro Histórico, senão seu deslocamento ficará um pouco prejudicado e poderá ter que usar táxi.

Por outro lado, mesmo para quem vai de carro, se instalar no centro histórico e em uma hospedagem com garagem é algo primordial, visto que não é tão fácil encontrar um lugar para estacionar em Tiradentes. É uma cidade pequena!

Uma alternativa pode ser escolher hospedagens nas cidades de São João Del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves ou Santa Cruz de Minas, que fazem divisa com o município.

Nestes lugares os hotéis e pousadas costumam ser mais baratos que em Tiradentes e muita gente costuma usar dessa estratégia para fugir dos preços mais salgados da cidade, ou então quando falta lugar para ficar por lá.

Parece exagero, mas onde ficamos a dona da pousada nos disse que em feriados e férias costuma mesmo faltar lugar. Logo, não é uma boa ideia ir para lá sem ter uma reserva, mesmo que seja em uma cidade ao lado.

Nós ficamos hospedados na pousada Pouso Aconchego de Minas. Pagamos R$ 471,80 por 3 diárias com café da manhã incluso.

A pousada é simples, bem limpinha, tem um café da manhã muito bom e fresquinho e a receptividade dos donos é muito boa. A Bruna e o Lúcio são um casal maravilhoso, que fazem de tudo para ajudar os clientes.

Além disso, a pousada tem uma garagem, está a alguns poucos metros de um supermercado, de uma agência de turismo e do Chico Doceiro. Outra coisa bacana é que, embora fique em uma rua comum, asfaltada, é bem perto do centro histórico. Com uma pequena caminhada de menos de 10 minutos o turista já está no Largo das Forras.

Se voltarmos a Tiradentes, com certeza vamos verificar se há disponibilidade no Aconchego de Minas.

pousada Pouso Aconchego de Minas
Café da Manhã da nossa pousada: Pouso Aconchego de Minas

Tiradentes: Onde comer

Tiradentes é uma cidade muito famosa pelos bons restaurantes e a boa comida e realmente é sim. Para quem adora um turismo gastronômico vai se deliciar com uma estadia por ali.

Infelizmente quando estivemos por lá os restaurantes não podiam receber as pessoas e só podiam funcionar por delivery. Sendo assim, alguns não estavam nem abertos, outros estavam com horário reduzido, uma pena.

Mesmo assim estivemos nos seguintes locais e achamos muito bom, todos eles.

Tapioca Maria Bonita

Esse restaurante é um lugarzinho bem gracinha, com um ótimo atendimento e um precinho bem bacana que fica na Rua Direita, 232, bem no Centro.

Passamos por lá no dia que chegamos. Tomamos um chop e comemos uma porção maravilhosa de pastelzinho de mandioca com recheio de carne seca e queijo. Uma delícia! Esse lugar é muito bom!

Porção quase acabando do nosso bolinho de carne seca e aquele chopinho top!
Espacinho muito legal o do Maria Bonita
Chico Doceiro

Esse é a típica parada obrigatória em Tiradentes.

O Chico Doceiro é quase um patrimônio da cidade. Ele começou a fazer doces na cidade para vender em 1965. Montou o negócio e hoje o filho e o neto continuam dando andamento a ele.

Não vá até lá esperando encontrar doces mirabolantes. É tudo bem simples, doce de leite, cajuzinho, goiabada, cocada de vários tipos, doces em compota, e vários outros. É o paraíso do doce de vó feito no tacho. Tem delivery para todo o Brasil, é só entrar na página no Facebook do Chico Doceiro

Como ficamos na Rua Francisco Pereira Morais que é a rua do Chico Doceiro, foi bem fácil ir até lá.

É uma loja pequena que vende basicamente doce e mais alguns poucos produtos. A especialidade de lá é o doce de leite e o canudinho. Compramos um pote de doce de leite e um pacote de canudinho por R$ 30,00. Delicioso!

Bar do Celso

O Bar do Celso é uma unanimidade para quem quer comer a típica comida mineira. Esse bar fica no Largo das Forras e não aceita cartão, só dinheiro mesmo! Vá preparado!

Nós pedimos a refeição para uma pessoa que vinha com feijão tropeiro, arroz, couve e carne de porco. Tudo muito, mas muito gostoso. E como boa comida mineira é uma comida bem gorda.

Eu tinha lido um comentário antes que a refeição para uma pessoa servia bem duas e na verdade, eu diria que serve bem até três ou quatro. O bar estava só para delivery na época. Nós levamos a refeição para a pousada e almoçamos bem. Ainda sobrou e jantamos o restante. Ou seja, é uma refeição bem grande que nos atendeu muito bem.

Casa das Latas

Essa loja é linda, dá muita vontade de entrar. Nós passamos por lá, demos uma boa volta pela loja e nos rendemos ao sorvete. Que sorvete bom!

Cada bola de sorvete custou R$ 11,00, mas valeu demais. É um sorvete maravilhoso. A loja ainda tem doces, café, e mais alguns produtos para vender.

Casa das Latas: um charme de loja em Tiradentes e um dos melhores que já tomamos
50 Tons de Malte

Esse bar é lindo, no estilo Rock’n Roll, e tem uma trilha sonora muito boa. É um lugar que em tempos normais deve ser muito bom de ir e tomar uma cerveja. Nós ficamos com o atendimento na janela, devido aos protocolos da pandemia, e já achamos ótimo.

O dono do bar e os garçons são muito simpáticos e a cerveja estava muito gelada, uma delícia.

Como o próprio nome sugere a carta de cerveja do bar é bem diversa. Não tivemos tempo de voltar no bar, mas em outra estadia, com certeza, iremos até lá.

Chopinho básico no 50 Tons de Malte! Ê Saudade deste bar de Tiradentes.
Barouk Chopp Beer Café

É um restaurante chamativo, fica ali no Largo das Forras, com boas opções de bebida e comida. Com certeza fica lotado quando a cidade pode funcionar normalmente. É uma boa opção para ir.

Nós tomamos uma cerveja e comemos uma porção e pagamos R$ 124,30.

Essas foram as nossas dicas para Tiradentes. Infelizmente só ficamos 3 dias por lá, mas se pudéssemos ficaríamos mais. Você pode conferir os gastos da nossa viagem na tabela abaixo e saber mais sobre a cidade em nosso outro post: 3 dias de turismo em Tiradentes: O que fazer na cidade.