Mais um bate e volta muito legal a partir de Quito. Leia esse post sobre a cidade de Otavalo e conheça um pouco do que ela tem a oferecer.
Eu havia lido sobre a cidade de Otavalo, principalmente sobre a feira indígena que ocorre lá. Eu e os amigos brasileiros que conheci no voo para Quito decidimos ir para lá no sábado, que é quando a feira é bem grande.
Nos outros dias a feira possui um número menor de barracas que nem se compara ao que ela é no sábado, quando várias ruas são tomadas por ela.
Eles queriam ir para lá de transfer privativo, ou seja, queriam gastar mais de U$ 40,00 só para chegar na cidade. Mas eu bati o pé e disse que iria de ônibus, assim como a maioria das pessoas fazem.
Tem gente que prefere se hospedar em Otavalo para aproveitar melhor a feira e os outros atrativos da cidade, já que ela fica a 91 kms de Quito e isso representa uma viagem em torno de 2 horas de ônibus para ir e duas para voltar. Mas como tínhamos outros passeios para fazer em Quito decidimos passar só o dia mesmo.
E como nossa intenção era mesmo só conhecer a feira e o centrinho da cidade acho que só um bate e volta foi o suficiente.
Você pode acompanhar pelos links:
- Como ir para Otavalo de forma Privativa
- Como ir para Otavalo de ônibus
- A feira indígena de Otavalo
- Outros atrativos
Como ir para Otavalo de forma Privativa
O passeio para Otavalo é um dos mais comuns para os turistas que vão ao Equador e, por isso, é muio fácil encontrar agências de viagens oferecendo esse passeio.
Claro que neste passeio está incluso também a visita a outros locais da cidade como a Cascata de Peguche, a Laguna Cuicocha e o centrinho da cidade. Além da Plaza de los Ponchos, onde você vai encontrar a feira.
Existem excursões para Otavalo de vários tipos e preços. Você pode encontrar excursões modestas a U$ 40,00 até outras de U$ 100,00 ou mais.
Outra opção que você tem é combinar com um motorista para ele te levar até lá e fazer os pontos turísticos que você queira.
O Gérman que faz transfers particulares e que eu citei no post sobre Quito, disse que poderia nos levar mas, como eu já disse ali em cima, eu bati o pé e disse que iria de ônibus. Porém, para quem prefere algo mais confortável e tranquilo essa é uma ótima alternativa.
Como ir para Otavalo de ônibus
Visto que minha viagem era do tipo bem mochilão e mesmo que o Equador seja um país barato é um país em que a moeda é o dólar, e dólar não deixa de ser dólar em lugar nenhum, eu queria mesmo uma viagem mais econômica para Otavalo.
E a forma mais econômica de ir para Otavalo é através do ônibus intermunicipal que você deve pegar no Terminal Carcelén, mais conhecido como Terminal Norte. Pegamos um Uber até lá.
O terminal é um pouco desorganizado, uma loucura de gente indo para todos os lados. Porém é fácil comprar a passagem para Otavalo, existem guichês com a placa bem grande OTAVALO, é só chegar e pedir a passagem.
Minha passagem de ida custou U$ 2,70. Quando voltamos pagamos U$ 2,50. A diferença é por causa do uso do Terminal Carcelen.
Tomamos a direção de onde os ônibus que vão sair ficam e achamos o nosso. É chegar e já entrar porque em pouco o ônibus já sai e vem outro na plataforma para ir para o mesmo lugar.
Todos os ônibus do Equador possuem uma TV, que na maioria das vezes não é ligada, e música. O que quer dizer que fomos até Otavalo ouvindo música equatoriana. Tirando essa parte é uma viagem bem tranquila e quando você vê já passou.

A feira indígena de Otavalo
Os ônibus chegam em Otavalo param em uma rodoviária muito precária e daí é só seguir em frente que dará de cara com muitas barracas com artigos indígenas para venda.
Confesso que a princípio eu não ia comprar nada porque já tinha muita coisa daquele tipo de viagens ao Peru, a Bolívia, Colômbia e Chile, mas me deu uma louca e quando vi já tinha comprado muitos cachecóis e outras coisas.
A feira realmente é muito grande, com muitas barracas, muitos artigos indígenas. Ela é frequentada por todo mundo, desde turistas, que são a maior da parte das pessoas, até gente do Equador mesmo.
Quando cansamos de andar pela feira resolvemos conhecer um pouco da cidade ali por perto. Me surpreendi com a organização de Otavalo, com suas ruas bonitas.
Até aquele momento eu ainda pensava que somente Quito era uma cidade bonita, progressista e tecnológica e que as demais cidades do Equador eram pequenas e se pareciam com as pequenas vilas indígenas que vi no Peru.



Outros atrativos
No centrinho chegamos no Parque Simon Bolivar, que é a praça principal, com prédios do governo ao redor, e logo ali próximo está a igreja principal.
Não tivemos energia para mais nada em Otavalo. Porém, para quem quer apreciar mais da cidade vale pegar um táxi e ir até a Laguna Cuicocha que nada mais é que um antigo vulcão onde foi formada uma lagoa. Dentro dele ainda há duas ilhas que não podem ser acessadas.
A lagoa tem trilhas para percorrer o seu entorno. Se você quiser mesmo fazer estas trilhas é melhor ir para Otavalo só com esse intuito porque li em outros blogs que demora algo em torno de 4 horas. Por isso, quem vai de excursão só faz uma contemplação ou um passeio rápido de barco.
A cachoeira do Peguche é muito famosa em Otavalo e dista em torno de 4 kms da cidade. Sinceramente, não me deu vontade de ir até lá. Não achei ela tão bonita assim que valesse a visita.
Próximo do centro de Otavalo há o Parque Del Condór que é aberto ao público e você poderá ver algumas aves de rapina que são resgatadas e cuidadas. É uma atração bem diferente e que está aberta de quarta a domingo.
Em torno de 10 kms ao sul de Otavalo também é possível ir ao lago de San Pablo. Este lago fica muito próximo do vulcão Imbabura, o que deixa a paisagem muito bonita.

Viu como Otavalo vai muito além que a feira de artesanato? Quando eu voltar ao Equador com certeza dispensarei alguns dias nesta cidade que acho mesmo que vale a pena.
Quer mais informações sobre uma viagem de mochilão pelo Equador? Leia os nossos outros posts:
- Equador: 14 dias de turismo surpreendente iniciando por Quito!
- 2 dias em Baños: a cidade dos esportes de aventura do Equador!
- O Vulcão Cotopaxi e a Laguna Quilotoa: Um bate e volta a partir de Quito
- Turismo em Puerto Lopez, uma cidade do litoral do Equador
- Otavalo: Um bate e volta para esta cidade a partir de Quito
- Cuenca: O que fazer nesta cidade tão diversa do Equador!
0 comentário