Cambará do Sul não tem só cânions e trilhas, você também pode se esbaldar e relaxar na Cascata dos Venâncios. É muito bom!

No último dia em que estávamos em Cambará do Sul achávamos que não íamos conseguir fazer nada. O dia amanheceu frio e chuvoso!

Nossa ideia de ir na Cascata dos Venâncios estava ficando para trás.

Depois de muito esperar e torcer para o clima melhorar eis que…um sol tímido começou a se abrir. Não era lá essas coisas, mas o suficiente para trocarmos de roupa, pegar o carro e ir em direção à tão falada cachoeira.

A Cascata dos Venâncios está localizada a 23 kms do centro cidade de Cambará do Sul, na Fazenda da Cachoeira, em Jaquirana. É considerada uma das mais belas cachoeiras da região, com quatro quedas d’água para conhecer.

A visita a este lugar faz parte do tour Circuito das Águas que é oferecido pelas agências de turismo da cidade, porém, este é um passeio que só passa por lá.

Os turistas descem dos carros, visitam as quedas d’água, tiram fotos e vão embora. Tudo em mais ou menos 30 minutos ou um pouco mais. Nós resolvemos ir por conta própria para realmente aproveitar o lugar.

Como chegar à Cascata dos Venâncios

A Renita, proprietária do hostel Cape Town onde estávamos hospedados, havia nos explicado como chegar e assim seguimos.

O caminho realmente é bem fácil e tranquilo de fazer sem guia. É só pegar o asfalto em direção à Jaquirana e virar à direita nesta direção.

Não tem erro porque existem diversas placas pelo caminho: antes do entroncamento da estrada de asfalto com a estrada de terra e logo quando se toma a estrada de terra há uma indicação do caminho para a Cascata dos Venâncios.

Aí é só seguir em frente em estrada em boas condições. Virão mais placas indicativas, e pronto. Chega-se à porteira da fazenda.

como chegar à cascata dos venâncios
Placa indicando Jaquirana. É só virar logo ali à direita.
Logo após tomar o acesso para Jaquirana, a certeza de estar no caminho certo: Uma placa indicando a Cascata dos Venâncios
Alguns quilômetros em estrada de terra.
Quase chegando na Cascata dos Venâncios!
Hora de abrir a porteira da fazenda que dá acesso à Cascata dos Venâncios

É preciso andar mais um pouco até chegar à casa da fazenda onde alguém vem cobrar o ingresso de entrada. Este custa R$ 15,00 para passar o dia. Também é possível acampar, mas não perguntamos o preço.

Da recepção até o estacionamento da cachoeira é preciso seguir mais 1 km em estrada de chão.

Mais um pouco de estrada de chão até à Cascata dos Venâncios

O que fazer na Cascata dos Venâncios

Depois e você já pagou a sua entrada é possível seguir dois caminhos: até o estacionamento ou em direção aos banheiros (uma casinha no meio do pasto) onde tem um lajeado muito bom para ficar com a família. Seguimos o primeiro que é o caminho usual.

O local é bem estruturado, tem área para fazer churrasco, para acampar, para obter água potável e placas indicativas.

Placa indicando cada cascata.
Área para recreação.

Resolvemos permanecer no lajeado próximo à cascata da entrada principal, logo abaixo dela. As demais cascatas são só para apreciar mesmo. São muito bonitas, mas a força da água é enorme.

Já o lajeado é bem raso, por isso os Venâncios são um ótimo lugar para ir com criança ou com quem não sabe nadar.

Até a chegada dos turistas que estavam no passeio do Circuito das Águas éramos só nós dois ali nos refrescando. Havia uma família acampada e uma família mais acima no lajeado.

Área do lajeado onde permanecemos…
…rasinho… e bom para relaxar!
cascata dos venâncios
As cascatas abaixo do lajeado onde ficamos. Lindas! Apreciação total.

Uma forma maravilhosa de se despedir de Cambará do Sul, a cidade dos Cânions. Você pode conferir nossos outros passeios por essa cidade nos outros posts:

Você pode conferir também nossas dicas de passeios na região de Gramado:

E aí? Gostou das nossas dicas sobre mais esse lugar legal para visitar?
Deixe seu comentário aqui embaixo, que ficaremos felizes em lhe responder.


0 comentário

Deixe um comentário, ficaremos felizes em responder