Cambará do Sul não tem só cânions e trilhas, você também pode se esbaldar e relaxar na Cascata dos Venâncios. É muito bom!
No último dia em que estávamos em Cambará do Sul achávamos que não íamos conseguir fazer nada. O dia amanheceu frio e chuvoso!
Nossa ideia de ir na Cascata dos Venâncios estava ficando para trás.
Depois de muito esperar e torcer para o clima melhorar eis que…um sol tímido começou a se abrir. Não era lá essas coisas, mas o suficiente para trocarmos de roupa, pegar o carro e ir em direção à tão falada cachoeira.
A Cascata dos Venâncios está localizada a 23 kms do centro cidade de Cambará do Sul, na Fazenda da Cachoeira, em Jaquirana. É considerada uma das mais belas cachoeiras da região, com quatro quedas d’água para conhecer.
A visita a este lugar faz parte do tour Circuito das Águas que é oferecido pelas agências de turismo da cidade, porém, este é um passeio que só passa por lá.
Os turistas descem dos carros, visitam as quedas d’água, tiram fotos e vão embora. Tudo em mais ou menos 30 minutos ou um pouco mais. Nós resolvemos ir por conta própria para realmente aproveitar o lugar.
Como chegar à Cascata dos Venâncios
A Renita, proprietária do hostel Cape Town onde estávamos hospedados, havia nos explicado como chegar e assim seguimos.
O caminho realmente é bem fácil e tranquilo de fazer sem guia. É só pegar o asfalto em direção à Jaquirana e virar à direita nesta direção.
Não tem erro porque existem diversas placas pelo caminho: antes do entroncamento da estrada de asfalto com a estrada de terra e logo quando se toma a estrada de terra há uma indicação do caminho para a Cascata dos Venâncios.
Aí é só seguir em frente em estrada em boas condições. Virão mais placas indicativas, e pronto. Chega-se à porteira da fazenda.





É preciso andar mais um pouco até chegar à casa da fazenda onde alguém vem cobrar o ingresso de entrada. Este custa R$ 15,00 para passar o dia. Também é possível acampar, mas não perguntamos o preço.
Da recepção até o estacionamento da cachoeira é preciso seguir mais 1 km em estrada de chão.

O que fazer na Cascata dos Venâncios
Depois e você já pagou a sua entrada é possível seguir dois caminhos: até o estacionamento ou em direção aos banheiros (uma casinha no meio do pasto) onde tem um lajeado muito bom para ficar com a família. Seguimos o primeiro que é o caminho usual.
O local é bem estruturado, tem área para fazer churrasco, para acampar, para obter água potável e placas indicativas.


Resolvemos permanecer no lajeado próximo à cascata da entrada principal, logo abaixo dela. As demais cascatas são só para apreciar mesmo. São muito bonitas, mas a força da água é enorme.
Já o lajeado é bem raso, por isso os Venâncios são um ótimo lugar para ir com criança ou com quem não sabe nadar.
Até a chegada dos turistas que estavam no passeio do Circuito das Águas éramos só nós dois ali nos refrescando. Havia uma família acampada e uma família mais acima no lajeado.



Uma forma maravilhosa de se despedir de Cambará do Sul, a cidade dos Cânions. Você pode conferir nossos outros passeios por essa cidade nos outros posts:
- Cambará do Sul, a Terra dos Cânions no Rio Grande do Sul
- O Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra
- Visita ao Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral
Você pode conferir também nossas dicas de passeios na região de Gramado:
- Turismo em Gramado: 2 Dias de muito o que fazer nesta cidade linda!
- Um bate e volta para Canela, a cidade da cachoeira do Caracol
- O Castelinho Caracol em Canela: Uma visita imperdível
E aí? Gostou das nossas dicas sobre mais esse lugar legal para visitar?
Deixe seu comentário aqui embaixo, que ficaremos felizes em lhe responder.
0 comentário